segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Reunião IVC Outubro de 2013

Convocamos a diretoria do IVC, membros do Conselho Fiscal, Conselho de Presidentes, associados e simpatizantes para assembleia conforme calendário definido por esta diretoria.
Data: 

14 de outubro de 2013 (segunda-feira)
Horário:

Início 10h; Término 11h30 Local:
Rua Xavantes, 476, bairro Atiradores, Joinville, SC
Pauta:
- Participação do IVC na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente - 05 a 06 de setembro em Florianópolis-SC
- Prestação de contas da viagem à Florianópolis-SC
- Participação do IVC na reunião Comvida EM Amandos Finder - 19/08
- Participação do IVC no almoço dos 30 anos ada Acomac Joinville - 31/08
- Participação do IVC no Joinville Youth to Business em 21/09 na Univille - Joinville
- Participação do IVC na posse da Diretoria da Acomac - 26/09 - Joinville
- Participação do IVC no Evento de abertura da Primavera na EM Hermann Muller em 28/09
- Palestra EEB Juracy Brosig - 07/08
- Palestra EM Avelino Marcante - 08/08
- Palestra na Cia Sanear Rondonópolis - 14/08
- Palestra Univ. Anhanguera de Rondonópolis - 14/08
- Palestra EM Pref. Nilson Wilson Bender - 17/08
- Palestra EEB Holando Marcelino Gonçalves (Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente) Jaraguá do Sul - 22/08
- Palestra EM Vicente Vieira (Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente) Garuva - 04/09
- Palestra Fujama - Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente - Jaraguá do Sul - 16/09
- Palestra Curso de encanador da Tigre - 18/09
- 3ª Edição Consumo Sustentável - Concórdia
- Matéria RBS-TV com menção do IVC - Instituto Viva Cidade e Viva Cachoeira - 28/08
- Programação do Projeto Se Ligue no Esgoto

- Palavra livre

Favor confirmar participação através do e-mail contato@institutovivacidade.org.br ou pelo fone 47 3433.9121.

Calendário das próximas assembleias já definidas no calendário oficial e aprovado pela diretoria, sempre às segundas segundas-feiras do mês, a partir das 10h, à Rua Xavantes, 476, bairro Atiradores:

2013
Dezembro - 9
2014 -
Fevereiro - 10
Abril - 14
Junho - 9
Agosto - 11

Saudações,
A Diretoria
Gestão 2012/2014
João Carlos Farias
Presidente


Ata da reunião anterior:

Ata da 30a Assembleia Geral Extraordinária
Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade–Viva a Cidade-IVC
Aos doze dias do mês de agosto do ano dois mil e treze reuniram-se, às dez horas da manhã, à Rua Xavantes, quatrocentos e setenta e seis, no bairro Atiradores, na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, em Joinville, Santa Catarina, sede administrativa do IVC e local patrocinado pela empresa Bureau de Comunicação e Eventos para reuniões, os associados e diretores da entidade ambientalista. Conforme convocação prévia como determina o estatuto no artigo vigésimo, foi divulgada a pauta desta reunião que foi enviada à diretoria via correio eletrônico e publicada na internet no sítio www.institutovivacidade.org.br no referido link de reuniões direcionado para o blog, com os seguintes assuntos a serem debatidos: Parceria com o COL e Cia Águas de Joinville no projeto "Se ligue no esgoto"; Novo Certificado das parcerias do IVC em projetos de sustentabilidade; Certificados emitidos e doação; Aplicação financeira do saldo em banco; Contribuição da diretoria ao IVC; Presença do Presidente na ACIJ; Presença do Presidente no lançamento do vídeo “Se ligue no Esgoto” no COL; IVC participa na Conferência Regional do Meio Ambiente; IVC eleito como delegado da Sociedade Civil na etapa estadual da Conferência do Meio Ambiente; Palestra na capacitação de CEI contratadas do SEDUC a convite da Fundema; Palestra na Essencis Ambiental; Palestra CEI Amandos Finder - Projeto Embraco Ecologia; Palestra ACIAA - Apoio a Lei Aprovada de Água de Chuva; Reunião com o Presidente da Fundema para entrega do vídeo “Se Ligue no Esgoto”; Apresentação do boneco do jornal “Se ligue no esgoto”; Entrega manifesto ao Sec. Meio Ambiente de São Francisco do Sul; Reunião com Prefeito de Araquari e Pres. da Fundema - Proposta Projeto Piloto PDDE - Escolas Sustentáveis – MEC; Parceria no Festival Gastronômico de São Francisco do Sul; Adesão de novos associados; Palavra livre e almoço comemorativo aos cinco anos de fundação do IVC.
O presidente João Carlos Farias deu as boas vindas aos presentes e passou a palavra para o associado Altamir Andrade sobre o andamento do projeto “Se ligue no esgoto”, que explicou que o projeto está em dia e que o IVC vai poder, a partir deste mês de agosto, participar na realização dos eventos do projeto nas escolas. Farias entregou uma cópia do vídeo para o vice-presidente do IVC, comunicou a participação do IVC na Acij acompanhando o presidente da Fundema e o presidente da Cia Águas de Joinville, no lançamento do vídeo “Se ligue no esgoto” para os empresários. Farias entregou também para o presidente da Acij uma cópia do vídeo e outra cópia do vídeo “O rio que teima pela vida” e exemplares do jornal do projeto Eco-Escola. O presidente apresentou também um novo modelo de certificados das parcerias do IVC com empreendimentos sustentáveis, que a partir de agora chama-se “Certificado de Sustentabilidade” com abrangência mais ampla de ações voltadas ao meio ambiente. O associado Altamir lembrou aos presentes que este certificado permite trazer novos associados que têm produtos e serviços voltados à sustentabilidade. O presidente informou que fez aplicação financeira do saldo bancário do IVC que estava em torno de um mil e seiscentos reais, no mês de julho. Ele também lembrou a todos que os associados devem priorizar os pagamentos das suas mensalidades nas reuniões ou depósito direto em conta corrente para evitar despesas bancárias. Farias relatou que tem representado o IVC nas conferências de meio ambiente participando de diversas atividades, inclusive de dia inteiro. Comunicou que o IVC vai participar dia cinco e seis de setembro em Florianópolis na Conferência Estadual de Meio Ambiente, sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Cada município fez a sua conferência municipal, depois as regionais e agora a estadual que finalizará com a Nacional.
O presidente também informou sobre o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) Escolas Sustentáveis, onde o Governo Federal, através do MEC, está disponibilizando verbas públicas para dez mil escolas no País, para patrocinar projetos ambientais em escolas que estão inseridas em municípios com maior potencial de risco ambiental. Mais de mil escolas estão recebendo estas verbas por conta de nosso Estado ter muitos riscos de fenômenos naturais ambientais. Um dos critérios é que só vão receber se a escola participou da Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. O IVC está apoiando algumas escolas de SC. A Fundema foi convidada para realizar capacitação em alguns CEIs e o IVC foi convidado para ser parceiro realizando palestras. Na Catarinense Ambiental também o IVC realizou palestra sobre economia de água. Apoiando o Prêmio Embraco de Ecologia no CEI Amandois Finder, com a implantação de economizadores de água de chuva e palestras sobre o tema. Outra palestra feita pelo Dr. Água, representando o IVC, no IFSC (Escola Agrícola de Araquari). Na ACIAA também fez uma palestra para empresários e autoridades municipais e estaduais, Casan, sobre o aproveitamento da água de chuva. O presidente informou que acompanhou a diretoria do IVC em São Francisco do Sul entregando documento com posicionamentos da entidade para a prefeitura e câmara de vereadores do município. Farias destacou que o atual secretário de meio ambiente, Eni Voltolini, “intimou” a visita do IVC para avaliar parcerias futuras. O IVC esteve reunido com o prefeito de Araquari para uma implantação de redutores de vazão de água para reduzir gastos com o consumo de água em escolas. Farias e Mauro doaram moduladores de vazão, em nome do IVC, no Festival Gastronômico de São Francisco do Sul, a convite de Eni Voltolini. O associado Altamir apresentou o boneco do jornal “Se ligue no esgoto” que será analisado pela Cia Águas de Joinville. O presidente destacou a reportagem denúncia do JOV edição oitocentos e um que os vereadores ainda não ligaram a sede na rede pública de coleta e tratamento de esgoto. Destacou a associação a partir desta data de Alan Christian Guisel, como Sócio-Mantenedor, sendo dado as boas-vindas. Alan disse que quer ajudar o IVC em tudo o que puder. Foi dada a palavra-livre com assuntos e comentários diversos.
O presidente do IVC relatou as principais atividades do IVC nestes cinco anos e agradeceu a todos que têm feito tanto pelo IVC destacando alguns nomes. Nada mais havendo a tratar, o presidente encerrou a reunião que eu, Altamir Andrade, secretariei e lavrei a presente ata e que vai assinada por mim e pelos demais participantes.
Altamir Andrade
João Carlos Farias
Mauro Ronchi
Daiane Cunha
Adilson Lopes da Silva
Juventino Salvador
Alan Guisel