terça-feira, 21 de outubro de 2014

Parceria IVC e Artigo 19 é tema da úlltima AGE de 2014

Convocamos a diretoria do IVC, membros do Conselho Fiscal, Conselho de Presidentes, associados e simpatizantes para assembleia conforme calendário definido por esta diretoria.
Data: 08 de dezembro de 2014 (segunda-feira)
Horário: Início 10h; Término 11h30
Local: Rua Xavantes, 476, bairro Atiradores, Joinville, SC

Pauta
√ Reunião do dia 17.10.2014 com a Artigo 19 em São Paulo
√ Caipirinha de lima da pérsia
√ Café do Juventino Salvador
√ Matéria Notícias do Dia de 29/10/2014
√ Matérias do jornais do Bureau
√ Entrevista do presidente do IVC na rádio Cultura AM no Programa Breakfast do radialista Osny Martins em 23/10/2014
√ Entrevista do Procurador Regional Sul Brasileiro na rádio Cultura AM no Programa Breakfast do radialista Osny Martins sobre temas do IVC
√ Entrevista do vereador Adilson Mariano na rádio Cultura AM no Programa Breakfast do radialista Osny Martins sobre temas do IVC
√ 13/11 participação audiência pública Viva Cidade 2, no dia 13/11, com a presença do Vice Adilson e do Diretor Mauro Ronchi
√ Dica do vice para contato com o Sindpesca sobre reabertura do canal do linguado
√ IVC na internet e redes sociais
√ Tema livre
√ Encerramento

Favor confirmar participação através do e-mail contato@institutovivacidade.org.br ou pelo fone 47 3433.912.

Calendário das próximas assembleias já definidas no calendário oficial e aprovado pela diretoria, sempre às segundas segundas-feiras do mês, a partir das 10h, à Rua Xavantes, 476, bairro Atiradores:

09 de fevereiro de 2015
06 de abril de 2015
08 de junho de 2015
10 de agosto de 2015
05 de outubro de 2015
14 de dezembro de 2015
08 de fevereiro de 2016
11 de abril de 2016
13 de junho de 2016
08 de agosto de 2016.

Caso alguma data seja feriado a reunião será transferida para a segunda-feira seguinte.

Saudações,
A Diretoria
Gestão 2014/2016
João Carlos Farias
Presidente

Ata da 35a Assembleia Geral (Ordinária)

Aos treze dias do mês de outubro do ano dois mil e quatorze reuniram-se, a partir das dez horas da manhã, à Rua Xavantes, quatrocentos e setenta e seis, no bairro Atiradores, na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, em Joinville, Santa Catarina, sede administrativa do IVC e local patrocinado para reuniões pela empresa Bureau de Comunicação e Eventos Ltda, os associados e diretores da entidade ambientalista. Conforme convocação prévia como determina o estatuto no artigo vigésimo, foi divulgada a pauta desta reunião que foi enviada à diretoria via correio eletrônico e publicada na internet no sítio www.institutovivacidade.org.br no referido link de reuniões direcionado para o blog, com os seguintes assuntos a serem debatidos segundo a pauta: Projeto Se Ligue no Esgoto e CAJ – Cia Águas de Joinville; Projeto Se Ligue no Esgoto e Secretaria do Meio Ambiente de Joinville; Projeto "Olha o Passarinho"; Projeto  Café com Sustância; Palestra dia onze de setembro - ACAFI Associação Catarinense dos Fiscais Sanitaristas; Palestra dia dezoito de setembro - AJM Associação Joinvilense de Montanhismo; Projeto Ambiental e Educativo do Morro do Amaral (NEEB - Núcleo Espírita Eurípedes Barsanulfo); Reunião Diretor Mauro Ronchi com a fundação 25 de Julho; Lei 1702/13 - Aproveitamento de água de Chuva em Garuva; Duplicação da BR 280 e o Canal do Linguado; Assuntos Gerais; Palavra Livre; Encerramento.
O presidente João Carlos Farias abriu a assembleia agradecendo a presença de todos e fez uma rápida apresentação de Wilmar Manske e como o conheceu no Morro do Amaral e seu trabalho. Manske apresentou o NEEB (Núcleo Espírita Eurípedes Barsanulfo) que atua no Morro do Amaral, comunidade carente de Joinville. A entidade é uma ONG que desenvolve projetos profissionais (sociais, educacionais e ambientais) como faz o IVC desde a sua fundação.
Após a apresentação o presidente explicou aos presentes que o projeto do IVC “Se ligue no esgoto e no lixo” apresenta a CAJ, ficamos em segundo lugar. Este ano o mesmo projeto após o resultado da CAJ foi encaminhado para a Engepasa Ambiental, e também não foi aprovado. Da mesma forma o projeto foi apresentado à Fundema/SEMA e a resposta é que a SEMA só pode apoiar através de edital público que pode ser editado em 2015.
Julium explicou sobre o projeto “Olha o Passarinho” explicando aos presentes a ideia geral que foi mais detalhada por Altamir Andrade. Foi apresentada uma gravação feita dentro da cabine de camuflagem especialmente construída para o projeto “Olha o passarinho”. A ave filmada é um pica-pau livre em seu habitat natural, uma das espécies que vive na TUrMA – Trilha Urbana da Mata Atlântica, no Morro do Atiradores. Andrade também pediu aos associados do IVC que avaliem suas redes de relacionamentos para verificar se têm empresas que possam se interessar nos dois projetos: “Se ligue no esgoto e no lixo” e “Olha o Passarinho”.
Farias explicou sobre as duas palestras que fez na ACAFI e AJM divulgando o IVC nos seus contatos profissionais. Em seguida o associado Mauro Ronchi explicou a reunião que teve na Fundação Municipal 25 de Julho. Ronchi visitou uma escola de meio ambiente em São José, SC, e depois reuniu-se com autoridades municipais para implementar práticas de educação ambiental de escolas com a Fundacão e parcerias com produtos rurais. No próximo dia vinte e dois Ronchi terá uma renião na propriedade do Sr. Wilfrido Ross e com o presidente Valério Schiochet para mais discussão do projeto. Farias explicou sobre a lei em Garuva de aproveitamento de água de chuva que também recebe o apoio do IVC e explicou algumas características das leis municipais de Joinville e outros municípios sobre o mesmo tema.
Altamir Andrade explicou sobre a reportagem da edição trinta e seis do JOA – Jornal O Araquariense sobre a possibilidade de a duplicação da BR 280 sem previsão da ponte para a futura reabertura do Canal do Linguado. A matéria resgata o histórico do IVC sobre essa luta da reabertura e a disposição de impedir a duplicação caso não sejam respeitadas as decisões das Audiências Públicas e da orientação do Ministério Público Federal.
O presidente relembrou o caso das areias de fundições que o IVC vem denunciando a inconstitucionalidade da lei estadual e os riscos à saúde e ao meio ambiente. Ele sugere que seja encaminhado ofício aos deputados e senadores catarinenses eleitos e reeleitos sobre nosso posicionamento e pedindo ajuda deles na luta. Foi entregue aos presentes edição oitenta e dois do JOG – Jornal O Garuvense que aborda o tema.
Farias lembrou que o radialista Osny Martins o convidou para uma entrevista às oito horas na próxima quinta-feira dia dezesseis para falar sobre o tema no programa Breakfast.
Altamir Andrade lembrou aos presentes que na internet está o vídeo “Fritz – O jacaré morador do rio cachoeira”, que é uma peça de conscientização ambiental para ser disseminada agora, época de acasalamento, para alertar a populução que o animal pode deixar o leito do rio mais uma vez. Lembrou também que no período de três a dez de novembro acontece mais um curso da ONG parceira Clube de Oratória, e que as inscrições têm vinte e cinco por cento de desconto para os praticantes de voluntariado, como é o caso dos associados do IVC.
Relatou também que foi procurado pela ONG Artigo 19 e esteve em São Paulo no mês de setembro reunido com representantes da entidade. Na ocasião reiteraram a preocupação com a segurança do jornalista Altamir Andrade por conta das denúncias que ele vêm promovendo contra empresas, políticos e governos que estão unidos para a legalização do uso de rejeitos industriais de fundições. A entidade também pediu um dossiê o mais completo possível com documentos e edições de jornais para que a Artigo 19 em parceria com a Defensoria Social possa dar continuidade a denúncia internacional contra esse crime ambiental, levando o caso a ONU (Organização da Nações Unidas ) e ou a OEA (Organização dos Estados Americanos). Reiterou a Artigo 19 que sua rede mundial está acompanhando desdobramentos destas denúncias e articulada com organismos internacionais para a proteção do jornalista que é também um dos fundadores do IVC. Altamir Andrade informou ainda que todos os jornais da sua empresa, O Vizinho, O Joinvilense, O Garuvense, O Araquariense, continuam priorizando reportagens com ações do IVC e também anúncios da Oscip cem por cento patrocinados, nas dezenas de edições veiculadas na gestão anterior e que esse compromisso continua sendo mantido em mais esta gestão.
Na palavra livre Alan Guisel fez um alerta da morte do rio Paranaguamirim.
Nada mais havendo a tratar, eu Altamir Andrade secretarei e lavro a presente ata que segue assinada por mim e demais participantes.
Altamir Andrade
João Carlos Farias
Alan Guisel
Mauro Ronchi
Daiane Couto da Cunha
Jéssica Andrade
Adilson Lopes da Silva
Juventino Elias Salvador
Wilmar Manske
Julium Schrammm